sexta-feira, 28 de março de 2008

Bastidores do Poder

Relógio quebrado e Vaias
Os munícipes e candidatos a vereadores que acompanhavam a Sessão da Câmara Municipal de Taboão da Serra, na última Terça-feira, dia 25, fizeram questão de vaiar os vereadores na volta do intervalo regimental. A sessão foi paralisada às 20 horas e só voltou há poucos minutos das 21 horas.

Cobiça
O vereador Natal (PT) fez questão de dizer que os inimigos estão "ai fora". A referência era para os candidatos a vereador que estavam assistindo a sessão e logo mais disputarão os mesmos votos.
A sessão ainda teve a presença dos ex-vereadores Jair Cardoso e João do Povo.

Campanha Limpa
Nas eleições de 2006, o Tribunal Superior Eleitoral (TRE) limitou muito a propaganda política como a distribuição de brindes, showmícios e colocação de faixas em locais públicos entre outros. Mas para o vereador Paulo Félix (PSDB) faltou um pequeno detalhe: proibir a propaganda política em muros. E por isso Félix havia apresentado um projeto com tal finalidade.
Mas na última sessão o vereador foi além. Retirou o projeto que já havia apresentado sozinho para reapresenta-lo junto com outros vereadores, dividindo a autoria.

Olha que lei é lei...
O vereador Savazzi (PSDB) faz questão de lembrar em todas as sessões que a distribuição de uniformes escolares aos alunos de Taboão da Serra feita pelo prefeito Dr. Evilásio não é nada além do que o cumprimento de uma lei de autoria dos vereadores Olívio Nóbrega, Paulo Félix e Dr. Maurício.

"Nós gostamos de Embú, mas nós amamos é Taboão"
A Frase acima faz parte do discurso do vereador Paulo Félix (PSDB) para que os vereadores lutem para que a instalação da FATEC e da ETE ocorra no município e não na cidade vizinha. Vale lembrar que o Governo do Estado pretendia implementar essas instituições de ensino em Taboão da Serra, mas o município dormiu e perdeu.

Valeu Lula, mas cadê o Serra?
O vereador Paulo Félix (PSDB) fez questão de elogiar o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal pelos recursos enviados à cidade. E cobra do Governo Estadual investimentos na cidade como a FATEC e da ETE que não virão mais ao município.

Questões políticas
Depois de quase uma hora de intervalo, diversas reuniões e até ligação do prefeito Dr. Evilásio Farias, os vereadores Moreira, Aprígio, Alberto Queiróz, Wágner Eckstein, Valdevan Noventa, Eng. Nei e Marco Porta decidiram que não votariam mais nada naquela noite porque se sentiram boicotados pelos outros vereadores.

quinta-feira, 27 de março de 2008

Câmara aprova requerimentos e Indicações

INDICAÇÕES:

132/2008 - Olympio Savazzi Junior - redutor de velocidade - Rua Alzira Rosa - Jd. Roberto

133/2008 - Wagner Luiz Eckstein - regularização de CEP - Rua Getulina e Rua Gertulina

134/2008 - Wagner Luiz Eckstein - construção de calçada - arborização - Pq. São Joaquim

135/2008 - Olívio Nóbrega Filho - notificação de proprietários de terreno - Limpeza - Vila Iase


REQUERIMENTOS:

29/2008 - Natalino José Soares - requer junto ao Executivo Municipal, estudos para aumento de horas de atendimento da UBS Jardim Salete

30/2008 - Wagner Luiz Eckstein - requer junto a Eletropaulo, pela via do Executivo Municipal, iluminação pública - Rua Felisbela Ferreira de Oliveira Missumos - Parque São Joaquim
Nota do TF : E teve gente dizendo que o contrato com a Eletropaulo havia sido rompido.

31/2008 - Olívio Nóbrega Filho - seja encaminhada para apreciação da Comissão de Justiça e Redação da Casa, a verificação dos procedimentos adotados para instalação de CEI, mais especificamente a necessidade ou não de se atender às exigências do artigo 63 do Regimento Interno da Câmara.

32/2008 - Alberto Queiróz - requer junto ao Executivo Municipal estudos visando a liberação de trânsito (semáforo) após às 22h00m en frente ao Shopping Taboão

33/2008 - Alberto Queiróz - requer junto ao Executivo Municipal estudos para melhoras em campos de malha nas margens do rio pirajuçara.

34/2008 - Alberto Queiróz - estudos para instalação de agência dos Correios no Jardim Roberto
35/2008 - Natalino José Soares - instalação de telefone comunitário - Rua Karla Cristina Pelegrina de Souza - Parque Pinheiros

36/2008 - Olympio Savazzi Júnior - Requer junto ao Executivo Municipal relação dos números existentes na Av. Jorge Amado

37/2008 - Maurício André - Requer junto ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal, sejam prestadas informações acerca da utilização de placas oficiais (banhadas em metal bronzeado e identificadoras de oficialidade) pelos representantes do Executivo Municipal.
Nota do TF : Segundo informações do vereador Nóbrega somente o Prefeito, o Presidente da Câmara Municipal e, talvez, a Vice-prefeita podem utilizar carros com esse estilo de placa. Então fiquemos atentos.

38/2008 - Olívio Nóbrega Filho - Requer junto ao Executivo Municipal, notificação de proprietário para limpeza de propriedade.

39/2008 - Olívio Nóbrega Filho - Requer junto à Polícia Militar intensificação de policiamento em área de Parque Pinheiros.
Nota do TF : Talvez pudessem intensificar na cidade toda.

40/2008 - José Valdevan de Jesus Santos - Requer voto de louvor a atriz Naruma Costa Lima - Rede Bandeirantes de Televisão - munícipe de Taboão da Serra

41/2008 - Paulo de Souza Félix - Requer junto ao Exmo. Sr. Secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Alberto Goldman, no sentido de reconsiderar a decisão de excluir-se Taboão da Serra na implantação da FATEC e ETE.

42/2008 - Paulo de Souza Félix - Requer junto ao Exmo. Sr. Secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Alberto Goldman, informações acerca da instalação de Poupatempo em nosso município.
Nota do TF : Acesse o site do Poupatempo e terá a resposta.

43/2008 - José Valdevan de Jesus Santos - Requer estudos do Executivo Municipal, visando mudança de itinerário de ônibus no Município

44/2008 - Olympio Savazzi Júnior - Requer junto a Eletropaulo, pela via do Executivo Municipal, poda de árvore - Rua José Pestana - Maria Rosa
Nota do TF : E teve gente dizendo que o contrato com a Eletropaulo havia sido rompido. (de novo)

45/2008 - José Aprígio da Silva - Requer estudos do Executivo Municipal visando parcelamento do ITBI - Imposto de Transmissão de Bens Imóveis em nosso Município

46/2008 - José Aprígio da Silva - Requer junto a Eletropaulo, pela via do Executivo Municipal, retirade de poste - Rua José Meneguetti - Jd. Três Marias
Nota do TF : E teve gente dizendo que o contrato com a Eletropaulo havia sido rompido. (foi até manchete de jornal)

47/2008 - José Aprígio da Silva - Requer junto a Eletropaulo, pela via do Executivo Municipal, iluminação pública - Rua Maria Catarina Comino - Jd. Três Marias

48/2008 - Olívio Nóbrega Filho - Requer junto ao Executivo Municipal, informações/tomada de providências relacionadas ao concurso público para o cargo de procurador municipal.
Nota do TF: A filha do vereador participou deste concurso e ficou na décima colocação (cad. de reserva). Apenas os três primeiros colocados foram convocados para exercer o cargo de procurador. O vereador fez questão de dizer que escolheu o este concurso devido a importância do cargo.

49/2008 - Olympio Savazzi Júnior - Requer junto ao Executivo Municipal, informações acerca dos resultados obtidos pelas escolas municipais nas provas SARESF e SAREDI.

Nota do TF: As notas deveriam estar publicadas no site da prefeitura para que todos tenham acesso.

Nota Oficial da CEI do Lixo

NOTA OFICIAL DA COMISSÃO ESPECIAL DE INQUÉRITO DA CÂMARA MUNICIPAL DE TABOÃO DA SERRA

A Comissão Especial de Inquérito realizou na última quarta-feira (26) às 9 horas, na sede do Poder Legislativo de Taboão da Serra, a segunda reunião para apurar as eventuais irregularidades ocorridas no processo de licitação e durante a vigência do contrato firmado entre a Prefeitura de Taboão da Serra e a empresa prestadora de coleta de lixo no período de janeiro de 1997 a 31 de dezembro de 2004.

A reunião, presidida pelo vereador Paulo de Souza Félix, contou com a participação do vereador Wagner Luiz Eckstein relator da Comissão, dos membros vereador Claudinei Pinheiro Monteiro e Natalino José Soares e do advogado e economista João de Deus Pereira Filho designado a prestar assessoria e consultoria técnica à Comissão.

De acordo com a Comissão foi estabelecido o cronograma das próximas reuniões, organização e método de trabalho. Foram expedidos ofícios aos jornais da região para receber os exemplares de impressos que contenham publicações com notícias sobre a contratação do serviço de coleta de lixo em Taboão da Serra no período de janeiro de 1997 a dezembro de 2004 .

A próxima reunião será realizada dia 02 de abril de 2008, às 9 horas, na sede no Poder Legislativo. A Comissão irá analisar a documentação expedida à Prefeitura de Taboão da Serra e ao Ministério Público que deve ser encaminhada aos membros da Comissão Especial de Inquérito até o final desta semana.

Fonte: Renata Gomes - Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal

terça-feira, 25 de março de 2008

Curiosidade Eleitoral: Vereadores não atualizam sites

O Taboão em Foco publica abaixo um pequeno levantamento sobre os sites de nossos vereadores.

Site do Vereador Olívio Nóbrega - Pouco Atualizado



http://www.olivionobrega.com.br

A última atualização ocorreu em 22/02/08

Telefones do Gabinete: (011) 4788-9323 e (011) 4788-9324

Site do Vereador Aprígio - Desatualizado


A última atualização ocorreu em 10/2007
Telefones do Gabinete: (011) 4788-9327 e (011) 4788-9328

Site do Vereador Dr. Savazzi - Desatualizado


A última atualização ocorreu em 03/2007
Telefones do Gabinete: (011) 4788-9325 e (011) 4788-9326

Site do Vereador Eng. Nei - Inexistente

O vereador não possui site.

Telefones do Gabinete: (011) 4788-9332 e (011) 4788-9331

Site do Vereador Eloi - Desatualizado


A última atualização ocorreu no dia 20/12/07
Telefone do Gabinete: (011) 4788-9333

Site do Vereador Marco Porta - Pouco Atualizado



http://www.marcoporta.blogspot.com

A última atualização ocorreu no dia 17/03/08

Telefones do Gabinete: (011) 4788-9317 e (011) 4788-9318

Site do Vereador Wagner Eckstein - Fora do Ar

O vereador até pouco tempo atrás estava com o site ativo. Porém, neste momento o site está fora do ar. O gabinete do vereador tenta solucionar o problema para que o mesmo volte a ficar ativo. Vamos esperar.

http://www.wagnereckstein.com.br

Telefones do Gabinete: (011) 4788-9312 e (011) 4788-9311

Site do Vereador Queiróz - Inexistente

O vereador não possui site e não pretende tê-lo em breve, segundo informações do gabinete.

Telefones do Gabinete: (011) 4788-9315 e (011) 4788-9316

Site do Vereador Noventa - Inexistente

O vereador não possui site e não pretende tê-lo em breve, segundo informações do gabinete.

Telefones do Gabinete: (011) 4788-9313 e (011) 4788-9314

Site do Vereador Moreira - Atualizado



http://www.moreirapt.com/

A última atualização ocorreu no dia 25/03/08
Telefones do Gabinete: (011) 4788-9322 e (011) 4788-9321

Site do Vereador Natal - Inexistente

Segundo informações do gabinete, em abril o vereador terá a estréia do site que está em fase de produção.

Ainda não tem endereço definido.

Site do Vereador Dr. Maurício André - Inativo


Telefone do Gabinete: (011) 4788-9334

segunda-feira, 24 de março de 2008

Indíces de violência: caíram ou não? comente!

A Edição Nº 53, 22 de Março de 2008, publica uma entrevista com o prefeito de Taboão da Serra Dr. Evilásio Farias a respeito da violência na cidade. O título da matéria (abaixo) é bem sugestivo. Abaixo publico outros dados não revelado na matéria.

Os homicídios dolosos têm caído ano a ano. Em 2004 foram 37 homicídios contra 22 em 2007. Ou seja, uma redução de 41%. O roubo de veículos também caiu neste mesmo período, 11%.

Porém, neste mesmo período os registros de furtos cresceu 11%, o número de roubos aumentou 16% e o furto de veículos 17%.


"ocorrências policiais aumenta em 2007"

A comparação entre 2006 e 2007 mostram que os homicídios se mantiverem estáveis. Já os outros tipos de crimes, registrados pela Secretaria de Segurança Pública, aumentaram mais de 20%, como mostra o quadro acima.

quarta-feira, 19 de março de 2008

Na Tribuna de Taboão

  • Depois da reclamação de um munícipe sobre os “altos valores das mensalidades” da Faculdade Taboão da Serra, o vereador Dr. Maurício André prometeu ligar a secretaria da instituição e solicitar redução das mensalidades.
  • Para o vereador Natal a falta de iluminação pública na cidade é problema exclusivo da Eletropaulo.
  • O vereador Olívio Nóbrega reinvidica que em algumas ruas da cidade, como a rua da Câmara, haja cobrança de Zona Azul.
  • Um munícipe subiu a tribuna para dizer que em um cruzamento da cidade houve 29 multas em um único dia. Para o vereador Eng. Nei isso representa zero vírgula zero zero zero zero um por cento dos carros que circulam na cidade.
  • O vereador Savazzi quer saber o resultado das provas nas escolas do município.

Bastidores do Poder

Clima Quente: Ofensas, GCM e Rua

Faz tempo que as sessões na câmara municipal têm sido marcadas por discussões entre munícipes, assessores e em alguns casos incluindo até vereadores. Mas na última sessão a confusão passou do limite.

Após bate-boca e ofensas de ambos, o rapaz mandou a mulher tomar bem naquele lugar.


"Rapaz é convidado a se retirar após falar palavrão"

"Guarda Municipal solicita a saída de munícipe após confusão"

Não deu outra. A sessão foi interrompida e ambos foram convidados a se retirar da câmara municipal. Em seguida, a Guarda Civil Metropolitana foi chamada para reforçar o local.

Fica pra próxima

Representantes do Conselho do Negro de Taboão da Serra compareceram a Câmara Municipal para acompanhar e prestigiar a votação de um projeto de lei do Vereador Noventa. Para decepção do CONEGRO o projeto não entrou em votação.

"Presidente do CONEGRO Hélvio Alaeste Benício faz algumas anotações durante a sessão"


Agradecimentos e fotos

Um jovem de Taboão da Serra, portador de deficiência física, interrompeu o discurso do vereador Savazzi para agradecer a ajuda do vereador Aprígio com o transporte até o centro de recuperação física. Após a sessão, o vereador o chamou para tirar algumas fotos.




Fotos: Allan dos Reis

Câmara aprova pacotão

Na noite desta terça-feira, dia 18, a Câmara Municipal de Taboão da Serra aprovou, por votação em bloco e por unanimidade, diversos projetos de leis que estavam trancando a pauta. Devido a quantidade de projetos aprovados, os leitores do Taboão em Foco vão ter que esperar até segunda-feira, dia 24, para ver cada um desses projetos.

"vereadores conversam minutos antes da votação"

Foto: Allan dos Reis

terça-feira, 18 de março de 2008

Mulheres são infectadas com HIV por maridos infiéis

Um levantamento da Secretaria de Estado da Saúde mostra que 75% das mulheres portadoras do vírus HIV com mais de 60 anos foram infectadas pelo marido. A pesquisa foi realizada com base nos atendimentos do Ambulatório de Aids do Idoso do Instituto de Infectologia Emílio Ribas.

Já entre os homens, 80% afirmam terem contraído a doença em relações extraconjugais e infectado suas parceiras. Segundo o coordenador do ambulatório, Jean Gorinchteyn, esse alto número de idosas infectadas e a maneira como seus parceiros contraíram a doença, se explica principalmente pelo fator hormonal.

"A mulher com mais de 60 anos ainda está na fase da menopausa, tem diminuição de libido e lubrificação, enquanto o homem ainda sente desejo, o que explica muitas das relações fora do casamento", afirma.

Segundo dados do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids, entre 1991 e 2007, 2.916 pessoas com mais de 60 anos contraíram o vírus da Aids. Desse total, 950 são mulheres e 1.966 são do sexo masculino.

Fonte: Secretaria da Saúde

Curiosidade Eleitoral: Sabe quanto custa a eleição municipal?

Os vereadores de Taboão da Serra e os candidatos a prefeitura arrecadaram R$1.072.974,56 nas eleições de 2004.

Abaixo você vai ver quantos reais cada vereador eleito, além dos candidatos a prefeito (a), arrecaradam com doações de pessoas físicas, pessoas jurídicas ou que tiraram do próprio bolso para gastarem em suas campanhas eleitorais.

CANDIDATOS AO CARGO DE PREFEITO (A)

  • Evilásio Cavalcanti de Farias - R$ 464.421,08 (eleito)
  • Arlete Aparecida Raimundo da Silva - R$ 431.701,06 (não eleita)

CANDIDATOS ELEITOS AO CARGO DE VEREADOR

  • Alberto Queiróz - R$ 3.000,00
  • Claudinei Pinheiro Monteiro - R$ 8.000,00
  • José Aprígio da Silva - R$ 19.000,00
  • José Luiz Elói - R$3.750,00
  • José Valdevan de Jesus Santos - R$ 37.520,00
  • Marco Antônio Porta - R$ 2.552,60
  • Maurício André - R$ 16.000,00
  • Natalino José Soares - R$ 6.613,21
  • Olívio Nóbrega Filho - R$ 13.301,70
  • Olympio Savazzi Júnior - R$ 1.308,65
  • Paulo de Souza Félix - R$ 18.573,64
  • Wagner Luiz Eckstein - R$ 34.312,62
  • Waines Moreira Alves - R$ 12.920,00

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral

segunda-feira, 17 de março de 2008

Ratos com os dias contados?

Nas últimas duas sessões ordinárias realizadas na Câmara Municipal de Taboão da Serra, os moradores têm feito reclamações da quantidade de ratos que habitam a cidade. Os moradores ressaltam quem em dias chuvosos, como hoje, os ratos tomam conta do pedaço. Inclusive na última sessão havia uma munícipe com um escorpião (foto), dentro de um vidro, para mostrar aos vereadores.

Agora, tudo indica que o problema será amenizado porque a Prefeitura de Taboão da Serra está comprando Raticidas e Inseticidas.

Xô Ratos!

sexta-feira, 14 de março de 2008

Prorrogado prazo de anistia de juros do IPTU

A prefeitura de Taboão da Serra prorrogou até o dia 09 de maio o prazo para regularizar o IPTU em atraso com anistia total de juros. O munícipe que decidir pagar o saldo à vista terá 10% de desconto. Caso contrário pode parcelar em 3x.

Informações:
Prefeitura de Taboão da Serra - Departamento de Dívida Ativa
Praça Miguel Ortega, 439, Pq. Assunção
Telefones: 4788-5354/4788-5656

quinta-feira, 13 de março de 2008

Combate ao Tráfico de Seres Humanos

Câmara aprova gratificação aos professores

Projeto de Lei nº 195/2005, de autoria do vereador Maurício André, e que dispõe sobre: " Institui a Semana da Fotografia no Município de Taboão da Serra, a ser comemorada anualmente, na segunda quinzena do mês de agosto, e dá outras providências". - Aprovado por unanimidade.

Projeto de Lei Complementar nº 002/2007, de autoria do vereador José Luiz Eloi, e que dispõe sobre: "Dá nova redação ao artigo 125 da Lei Complementar 097/2003, de 22 de dezembro de 2003 - Código Tributário Municipal" - Vistas de 10 dias

Projeto de Lei nº 150/2007, de autoria do vereador Olívio de Nóbrega Filho, e que dispõe sobre: " A individualização de instalação de hidrômetro nas edificações verticais residenciais, nas de uso misto e nos condomínios residenciais de Taboão da Serra, e dá outras providências. - Aprovado por unanimidade.

Executivo

Projeto de Lei Complementar 005/2008 - Dispõe sobre: Altera a Lei Complementar 147/2007

Art. 1 - Os valores correspondentes à Gratificação de Produtividade no Anexo I, da Lei Complementar nº 147/2007, poderão ser fracionados em hora-aula ou dia, para contemplar a carga horária suplementar do trabalho docente, nos seguintes termos:

  • I - Professor I - Gratificação de R$ 300,00 ( trezentos reais) mais R$ 10,00 (dez reais) por dia de substituição, até o limite de R$ 600,00 (seiscentos reais) ;
  • II - Professor III - Graficação de R$ 3,00 (três reais) por hora - aula, até o limite de R$ 600,00 (seiscentos reais);
  • III - Professor de Educação Especializada - Gratificação de R$ 300,00 mais R$ 10,00 por dia de substituição, até o limite de R$ 600,00
  • IV - Professor Adjunto: Gratificação de R$ 150,00, mais R$ 3,00 por hora-aula excedente de regêncida de Classe, até o limite de R$ 300,00

Art. 2 - O Artigo 4º da lei complementar 147/2007 passa a vigorar com a seguinte redação:

  • Art. 4º ...Parágrafo único - A gratificação de Produtividade deverá ser paga de forma proporcional aos dias trabalhados, no caso de interrupção da freqüência para regular gozo de férias.

Art. 3 - Esta lei complementar entra em vigor na data da publicação , retroagindo seus efeitos a 1º de fevereiro de 2008. - Aprovado por unanimidade Executivo

Projeto de Lei Complementar 006/2008 - Dispõe sobre: Desafetação de área pública para fins de regularização fundiária e dá outras providências.

Art. 1 - O imóvel municipal localizado no loteamento denominado Cidade Intercap cujo memorial descritivo e respectivo croquis constam do anexo I, que passa a integrar a presente lei complementar, fica convertido à classe de bem dominial.

Art. 2 - Fica o poder Executivo Municipal autorizado a promover a regularização fundiária da área descrita no Art. 1º desta lei complementar, por meio da concessão de titulação às famílias beneficiárias do Programa Municipal de Regularização Fundiária, em consonância com as diretrizes do Plano Diretor Municipal.

Art. 3 - Fica o Poder Executivo Municipal autorizado a realizar desdobro e reparcelamento da área referida no artigo 1º desta lei complementar, para fim de viabilizar o registro do parcelamento do solo.

Art. 4 - Esta Lei Complementar entra em vigor na data de sua publicação. - Aprovado por unanimidade.

quarta-feira, 12 de março de 2008

Rodoanel terá pedágio no fim do ano

O Consórcio Integração Oeste, formada pela Companhia de de Concessões Rodoviárias (CCR) e pela Encalso Construções venceu ontem, dia 11, o leilão para exploração por 30 anos do Trecho Oeste do Rodoanel Mário Covas e cobrará, a partir de novembro, o valor de R$ 1,22 (o valor fechado ontem ficou em R$ 1,1684, mas em julho será reajustado, pelo IPC-A, que deve ficar em torno de 5%) de pedágio nas 13 saídas para as cinco rodovias que cruzam o Rodoanel, no acesso da Avenida Raimundo Pereira de Magalhães (Estrada Velha de Campinas) e nas duas entradas do bairro Padroeira, em Osasco. Uma 14ª praça será erguida no acesso ao Trecho Sul.

O teto para cobrança do pedágio havia sido fixado em R$ 3,00. Por isso, o deságio surpreendeu a todos, inclusive quem é contra a instalação das praças de pedágios como o vereador de Taboão da Serra Wagner Eckstein (PT) que concorda que o valor do pedágio será baixo. "Muito baixo", ressalta ele.
.
Para o governador José Serra (PSDB), "O leilão foi um sucesso e a tarifa ficou bem abaixo do nosso teto. É bem verdade que é mais caro que três lotes de concessão federal. Mas é mais barato que o lote da BR-393, que liga Minas ao Rio, onde o quilômetro é de R$ 0,040", defendeu Serra ao jornal Estadão
.
INVESTIMENTOS

Além da tarifa mínima, a CCR terá de pagar outorga de R$ 2 bilhões ao Estado em dois anos - R$ 200 milhões logo na assinatura do contrato, em abril ou maio.

.
Foto: Site do Dep.Estadual Marcos Martins (PT)
Fontes: O Estado de S.Paulo / Governo do Estado de São Paulo

Prefeito participa de encontro com a ministra Marta

Foto: Cesar Ogata/Min.Turismo/Dez/07
"Ministra discursa ao lado do prefeito Evilásio Farias no fim de 2007"

O Prefeito de Taboão da Serra, Evilásio Farias, participou nesta terça-feira, dia 11, da cerimônia de assinatura de termos de celebração de contratos de repasses entre o Ministério do Turismo e as prefeituras de Itapecerica da Serra e Osasco.

Em Itapecerica da Serra o investimento total será de R$ 4,8 milhões. Já em Osasco o valor chega a R$ 6,5 milhões.
.
Taboão da Serra
A ministra Marta Suplicy esteve em Taboão da Serra no início de dezembro de 2007 onde anunciou a liberação de recursos para revitalização das praças Vital Brasil (R$ 100 mil) e Luiz Gonzaga (R$ 300 mil), além da implantação, até maio deste ano, de Escola de Gastronomia e Hotelaria (R$ 500 mil).

terça-feira, 11 de março de 2008

Curiosidade Eleitoral: Cadê nossas mulheres?

Por Allan dos Reis, Taboão da Serra
Com mais de 50% do eleitorado de Taboão da Serra, as mulheres não possuem nenhuma representante na Câmara Municipal.
Será que essa história vai mudar nas próximas eleições?
Arte: TRE/SP

A Última Representante: Em 2000, Arlete Aparecida Raimundo da Silva (PTB) foi eleita com 2.540 votos.
.
Quase lá: Nas eleições de 2004, Neusa Maria Fidelis Brandão (PSDB) com 1.629 votos teve a melhor classificação feminina.

segunda-feira, 10 de março de 2008

Foto-Notícia: Paixão de Cristo


Palco, em frente ao Zoológico, começa a ser montado para encenação da Paixão de Cristo na Sexta-Feira da Paixão, dia 21.
(Foto: Allan dos Reis)

Foto-Notícia: Atrás das placas


Na entrada de Taboão da Serra, vindo de São Paulo, duas mulheres se escondem do sol enquanto lêem livro e preparam os panfletos de empreendimento imobiliário para serem entregues no farol.

Foto: Allan dos Reis

sexta-feira, 7 de março de 2008

A VERDADEIRA HISTÓRIA DA MULHER

Especial para o Taboão em Foco
Cris - Presidente da Escola de Samba Acadêmicos do São Judas
.
Conta uma lenda que no principio do mundo, quando Deus decidiu criar a mulher, viu que havia esgotado todos os materiais sólidos no homem e não tinha mais do que dispor. Diante deste dilema e depois de uma profunda meditação, fez isso:
.

Pegou a forma arredondada da Lua, as suaves curvas das ondas, a terna aderência das Bromélias, o trêmulo movimento das folhas, a forma esbelta da Palmeira, a nuance delicada das flores, o amoroso olhar do cervo, a alegria do raio de Sol, as gotas do choro das nuvens,...

... a inconstância do vento, a fidelidade do cão, a timidez da tartaruga a vaidade do pavão, a suavidade da pena do cisne, a dureza do diamante, a doçura da pomba, a crueldade do tigre, o ardor do fogo e a frieza da neve.

Misturou ingredientes tão diferentes, formou a mulher e deu ao homem.

Depois de uma semana veio o homem e lhe disse: -Senhor, a criatura que você me deu faz desgostoso: - quer toda minha atenção, - nunca me deixa sozinho, - fala sem parar, - chora sem motivo, - se diverte em me fazer sofrer e venho devolvê-la porque NÃO POSSO VIVER COM ELA.

“- Bem”, respondeu Deus e pegou a mulher.

Se passou outra semana, o homem voltou e lhe disse: - Senhor, encontro-me muito sozinho desde que eu devolvi a criatura que fizeste para mim, ela cantava e brincava ao meu lado, olhava-me com ternura e o seu olhar era uma carícia, ria e seu riso era música, era bonita de se ver e suave ao tato. Peço-a de volta, pois NÃO POSSO VIVER SEM ELA.

Esta mensagem deve ser enviada a todas as extraordinárias mulheres que conhece e a todos os homens, para que nunca duvidem da qualidade das mulheres que os rodeiam.

Taboão em Foco abre espaço às mulheres

Um dos principais objetivos deste blog, além de informar com responsabilidade, é fazer com que outras pessoas possam contribuir na produção de conteúdo. E de repente, em contato com uma fonte sobre uma matéria que logo mais estará publicada por aqui, surgiu a idéia de convidar as mulheres do nosso município para que falassem sobre esse dia tão importante.

Então, o Taboão em Foco entrou em contato com algumas mulheres de Taboão da Serra por email e por telefone (não conseguimos falar com todas as mulheres por telefone) convidando-as a escreverem um artigo sobre o "Dia Internacional da Mulher". O resultado você confere a seguir.

Nota: Infelizmente nem todas as mulheres convidadas tiveram tempo para escrever o artigo porque o convite ficou muito em cima da hora.

Mesmo assim, ressaltamos a atenção e a disponibilidade de nos atender.

Parabéns Mulheres,

Allan dos Reis - Repórter

Câmara vai investigar contratos de coleta de lixo

"Munícipes acompanham votação na câmara"

Projeto de Decreto Legislativo n.º 001/2008, de autoria da Mesa Diretora da Câmara Municipal, e que dispõe sobre: "Constitui a CEI - Comissão Especial de Inquérito, destinada a apurar eventuais irregularidades ocorridas no processo licitatório e durante a vigência do contrato firmado entre a Prefeitura Municipal de Taboão da Serra e a empresa prestadora de serviços de coleta de lixo em nosso Município, no período compreendido entre 1.º de Janeiro de 1997 a 31 de Dezembro de 2004." - Aprovado por 08 votos favoráveis e 04 contrários.
Nota: A comissão é composta por 5 membros e têm 120 dias (com possibilidade de prorrogação pelo mesmo período) para conclusão dos trabalhos.
  1. Paulo Félix (PSDB) - Presidente
  2. Wagner Eckestein (PT) - Secretário
  3. Eng. Nei (PTB)
  4. Natal (PP)
  5. Queiróz (PV)

Projeto de Lei n.º 68/2007, de autoria do vereador Olympio Savazzi Junior, e que dispõe sobre: "Denominação de Quadra Poli-esportiva Maria dos Anjos Vieira ("Dona dos Anjos"), e dá outras providências. - Aprovado por unanimidade.

Projeto de Lei Complementar (Executivo) 004/2008 - Prorrogação para o pagamento em atraso do Imposto Predial Urbano (IPTU) e taxa de lixo - com anistia de juros, multas e honorários advocatícios por mais 60 (sessenta) dias. - Aprovado por unanimidade.

quinta-feira, 6 de março de 2008

Usar celular no volante é tão perigoso quanto guiar bêbado, diz estudo

BBC BRASIL

Conversar no celular quando ao volante reduz a concentração de um motorista em até 37%, levando-o a cometer tipos de erro semelhantes aos ocorridos quando se dirige embriagado, de acordo com estudo da Universidade Carnegie Mellon em Pittsburgh, no Estado americano da Pensilvânia.

O uso de celulares para conversar, discar e enviar texto têm sido motivo de preocupações ligada a questões de segurança, mas este estudo, pela primeira vez, usou imagem de ressonância magnética do cérebro para documentar o efeito do simples ato de ouvir o interlocutor durante uma ligação.

A redução da atividade cerebral associada à direção de um veículo pode levar o motorista a se mover de uma pista para outra de maneira errática, como foi verificado em testes feitos com 29 voluntários usando um simulador. Este é um erro comum entre motoristas embriagados.

As conclusões do estudo, que será divulgado na revista especializada Brain Research, mostram que fazer ligações com celulares sem necessariamente ter que segurá-los na mão não é suficiente para eliminar a distração para os motoristas.

Eles precisam manter não apenas as suas mãos na direção mas também o cérebro concentrado na rua, disse o neurocientista Marcel Just, diretor do Centro para Imagem Cerebral Cognitiva.
Outras distrações, como comer, ouvir rádio ou conversar com um passageiro, também podem desviar a atenção do motorista da condução do veículo, mas não se sabe ainda como essas atividades podem ser comparadas ao uso do telefone celular.

quarta-feira, 5 de março de 2008

Nossa Caixa abre mais cedo nesta sexta

A Nossa Caixa irá abrir mais cedo nesta sexta-feira, dia 7. Segundo informações da assessoria é "Para melhor atender aos clientes nos dias de pagamento dos servidores estaduais", diz o comunicado.

DIA 07/03 - Abre às 9h30 - Fecha às 16h

Foto-Notícia: Vereadores se estranham durante sessão

Os vereadores Paulo Félix (PSDB) e Jose Luiz Elói (PMDB) bateram boca durante a Sessão Ordinária na Câmara Municipal desta terça-feira, dia 4. A sessão chegou a ser interrompida para que ambos pudessem esfriar os ânimos.

"Espero que Vossa Excelência não se comporte como um ditador", disse Félix

"Você está alterado", retrucou Elói

terça-feira, 4 de março de 2008

Curiosidade Eleitoral

Nas eleições municipais de 2004, a cidade de Taboão da Serra teve 225 candidatos disputando as 13 cadeiras da câmara municipal.

O mais votado: 4.146 eleitores escolheram o vereador José Luiz Elói

O menos votado: 2 eleitores escolheram o candidato Maurício Freitas